Deixar de fumar sem engordar é possível?





Geralmente quem fuma ou está acima do peso, aproveita a entrada do novo ano para fazer planos de começar um programa de emagrecimento e outros parar de fumar.

O medo de engordar é o principal impedimento à decisão de deixar de fumar. Não tem necessariamente que ser assim. Uma dieta, com alimentos depurativos, ajuda a cortar a nicotina sem que isso interfira com a sua silhueta.

Está decidido a deixar de fumar mas receia aqueles cinco ou seis quilos que se costuma engordar nestas circunstâncias? Para evitar desequilíbrios na alimentação deve procurar um nutricionista que irá orientá-lo, assim conseguirá deixar de fumar sem que a fome o domine. 

Porque se ganha peso quando se deixa de fumar? Ao deixar de receber a nicotina a que está habituado, o organismo produz uma série de mudanças que reduzem o gasto calórico e a destruição de gordura, fazendo com que os alimentos consumidos não se transformem em energia tão rapidamente como antes. Pode até nem ganhar peso mas também pode ganhar 10 kg.

O grande desafio está na necessidade de ocupar as mãos e a boca com algo e, geralmente, essa carência é compensada com lanches e doces que produzem uma sensação de bem-estar e ajudam a acalmar a ansiedade. Além disso, ao deixar de fumar, a comida ganha um novo cheiro e um novo sabor, tornando-se muito mais apetecível do que antes.

Atenção às vitaminas

Nas primeiras semanas, é importante aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina A (cenouras, espinafres ou atum), C (citrinos, quivis, tomate ou pimentões) e vitaminas do grupo B, que aceleram a eliminação de nicotina do organismo (gérmen de trigo ou levedura de cerveja). Também é útil comer muita fibra para estimular o trânsito intestinal, que fica mais lento logo depois de se deixar de fumar.

A orientação dos especialistas

● Durante a primeira semana beba muitos líquidos, especialmente água.

● Faça refeições leves e frequentes, comendo seis vezes por dia e evitando grandes quantidades.

● Coma três peças de fruta por dia (quatro se for em suco) e também hortaliça variada. Substitua o chá preto, o café e as bebidas alcoólicas por água ou sucos naturais.

 Tenha sempre consigo algo para petiscar, reduzindo a necessidade de fumar, como fruta, cereais e iogurtes magros.

 Aumente o consumo de carboidratos complexos e de fibra (cereais, pão de mistura e outros derivados). Prefira também pratos preparados no forno, a vapor, cozidos ou assados, evitando os fritos.

 Não exagere no sal porque aumenta a retenção de líquidos. Utilize alho, cebola, azeite, vinagre, salsa e/ou coentro para temperar, em vez de creme de leite ou maionese. Elimine molhos fortes e picantes.

Atenção aos doces

Quando sentir muita necessidade de comer coisas doces, em alternativa, optar por fruta (frutos que demorem a mastigar e com a casca, como, por exemplo, maçã), sucos naturais ou legumes como a cenoura. Pode mascar chicletes sem açúcar para combater a ansiedade.

O exercício e atividades físicas são aliados

Uma hora de caminhada consome as mesmas calorias que um maço de cigarros mas é saudável. Deixar de fumar sem fazer exercício físico é um risco porque implica uma redução no gasto de calorias (cerca de 200 calorias a menos) portanto, há que gastá-las. Além de ser benéfico para o organismo, o esporte reduz o estresse e a ansiedade.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top